Representantes do Estado do Maranhão fazem visita técnica ao LaBIM PR 17/07/2024 - 10:58

Nos dias 15 e 16 de julho, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL-PR) recebeu os representantes das Secretarias de Infraestrutura (SINFRA), Governo (SEGOV) e Casa Civil do Governo do Estado do Maranhão, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão (CAU MA), que compõem o Comitê Gestor da Estratégia BIM desse Estado, para uma visita técnica ao Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras (DGI) e Laboratório BIM do Paraná (LaBIM PR).

A visita técnica teve como objetivo principal o intercâmbio de experiências no processo de fomento e implementação da metodologia BIM no Governo do Estado do Paraná, visando a transformação digital em projetos e obras públicas.

Na segunda-feira (15), a Diretora do DGI/SEIL, Arquiteta e Urbanista Lorreine Vaccari deu início às apresentações, detalhando as novas ações da “Estratégia BIM PR: Paraná Rumo à inovação Digital nas Obras Públicas”. No período da tarde os visitantes tiveram a oportunidade de compartilhar o início do processo de planejamento da implementação do BIM no Maranhão, destacando as estratégias adotadas para integrar a metodologia para o desenvolvimento e contratação de projetos e obras públicas no Estado. A programação contou também com a fala da Coordenadora do LaBIM PR Lucimara Lima, que apresentou a estruturação do LaBIM PR e os resultados obtidos ao longo do tempo com os projetos piloto desenvolvidos e em desenvolvimento pelo laboratório.

No último dia da visita, o Engenheiro Civil Matheus Borges Chaves, representante da Prefeitura de Londrina que foi parceira de SEIL nas Jornadas BIM PR 1.0 e 2.0, compartilhou um pouco de sua experiência com a implantação do BIM no município. A equipe da Coordenadoria de Pesquisa e Desenvolvimento do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) também participou apresentando um panorama das iniciativas e projetos que o DER vem desenvolvendo em BIM para infraestrutura rodoviária. Na sequência os convidados tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar o dispositivo de realidade mista, Microsoft Hololens 2, adquirido pela SEIL.

Além das apresentações, as equipes tiveram a oportunidade de trocar experiências e compartilhar dúvidas. Para Lorreine Vaccari, “é sempre uma satisfação receber Governos de Estado interessados e comprometidos com o aperfeiçoamento e a inovação de seus processos para melhoria das obras públicas”.

Ao final do encontro, em entrevista à equipe de comunicação da SEIL, Silvano Neto afirmou que “a visita técnica proporcionou uma visão clara da eficiência e inovação que o uso do BIM traz para a construção civil. É muito importante destacar que o estado do Maranhão conseguiu agregar para a implantação do BIM e esta visita foi uma oportunidade valiosa para absorver conhecimento com a INFRA PARANÁ, que é referência no Brasil. Agradeço a todos os envolvidos por tornarem este encontro tão produtivo”.

A colaboração e troca de experiências entre as equipes do Maranhão e do Paraná é um reflexo do avanço da adoção do BIM nas entidades da administração pública em todo o país, e reforça o compromisso desses estados com o processo de transformação digital nos projetos e obras públicas.

Comitiva do Estado do Maranhão

Arq. Antônio Manoel Silvano Neto – Presidente do CGBIM-MA e representante da SINFRA

Arq. Gladstone Mapurunga e Silva Junior – Membro do CGBIM-MA e representante pelo CAU/MA

Arq. Igor Mendes Monteiro – Membro do CGBIM-MA e representante da UEMA