Últimas Notícias

GTEC-BIM alinha ações prioritárias para o biênio 2025-2026 e avança na criação do Selo Paraná de Boas Práticas em BIM 22/04/2025 - 16:45

O principal objetivo da 15ª reunião do Grupo Técnico da Estratégia BIM PR (GTEC-BIM), realizada na manhã de terça-feira (15), foi alinhar as diretrizes e ações prioritárias para o biênio 2025-2026. A pauta concentrou-se na atualização do Plano de Trabalho do GTEC-BIM PR e no avanço da concepção coletiva do Selo Paraná de Boas Práticas em BIM.

O primeiro ponto da reunião foi a apresentação e discussão do Plano de Trabalho do GTEC-BIM PR 2025-2026, em conformidade com o Decreto Estadual nº 3.080/2019, conduzido por Lorreine Vaccari, Diretora do Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras da SEIL.

Durante a apresentação, foram detalhadas as ações concluídas até 2024, as atividades em andamento e as novas iniciativas para 2025-2026, com o objetivo de garantir o alinhamento entre todos os membros do Grupo quanto ao estágio de implementação da Estratégia BIM PR e às próximas etapas previstas. Ao final da apresentação, o plano foi aprovado pelos membros do GTEC-BIM PR.

Entre as ações previstas no Plano de Trabalho, destaca-se a criação do Selo Paraná de Boas Práticas em BIM, alinhada ao Objetivo Específico III do Art.2º do Decreto Estadual nº 3.080/2019: Criar condições favoráveis ao investimento, público e privado, no fomento e implantação do BIM. A iniciativa foi oficialmente anunciada na última reunião do Comitê Gestor da Estratégia BIM PR, como fruto de uma parceria entre a Frente Parlamentar Estadual de BIM, o CG BIM, o GTEC-BIM PR e a Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio do Laboratório BIM PMC (LaBIM PMC).

O Selo terá como objetivo reconhecer e estimular a adoção de boas práticas em BIM por empresas contratadas pelo Governo do Estado do Paraná e pela Prefeitura de Curitiba. A concessão será baseada na avaliação do cumprimento de critérios técnicos a serem definidos por um Colegiado composto pelo GTEC-BIM PR e o LaBIM PMC.

Durante a reunião, os membros do Grupo Técnico debateram a relevância do selo como instrumento de estímulo à qualificação dos serviços prestados pela iniciativa privada. Como encaminhamento, a SEIL ficou responsável por elaborar uma proposta preliminar para a instituição e formalização do Selo Paraná de Boas Práticas em BIM, que será discutida na próxima reunião do GTEC-BIM.

GALERIA DE IMAGENS