Comitê Gestor se reúne para o anúncio das novas ações da Estratégia BIM PR para 2025-2026 20/03/2025 - 17:19
O Comitê Gestor da Estratégia BIM PR (CG-BIM) se reuniu na manhã de quarta-feira (19), no Gabinete de Gestão e Informações (GGI) do Palácio Iguaçu para o anúncio oficial de 10 ações da Estratégia BIM PR para o biênio 2025-2026.
O evento contou com presença do vice-governador Darci Piana, dos representantes das Secretarias de Estado que integram a Estratégia BIM PR, do Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), de deputados da Assembleia Legislativa do Paraná e representantes das instituições signatárias e/ou parceiras nas ações lançadas: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (SEAP), Escola de Gestão do Paraná, Casa Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Secretaria de Obras e Pavimentação de Londrina, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), CREA-PR e CAU-PR.
O Secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, que também preside o Comitê Gestor BIM (Artigo 7º, inciso I do DE nº 3.080/2019), conduziu a reunião e, em sua fala, ressaltou o protagonismo do Paraná na inovação digital das obras públicas no país e enfatizou a importância de parceiros estratégicos, como os Órgãos de Controle, representados na ocasião pelo TCE-PR, e as Prefeituras Municipais.
Durante o evento, foram anunciadas oficialmente e assinadas 10 ações interinstitucionais e multissetoriais com o objetivo de fortalecer a adoção do BIM no Estado do Paraná e promover um ecossistema favorável à inovação digital nas obras públicas paranaenses.
A seguir, estão listadas as Ações de Aceleração da Estratégia BIM PR para 2025-2026 lançadas no evento:
O CANAL BIM PR Prefeituras, idealizado em julho de 2024 na Jornada BIM Paraná 2.0, tem o objetivo de promover a comunicação direta entre as equipes técnicas da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística e de Prefeituras Municipais do Estado do Paraná, para apoio técnico especializado em BIM para equipes municipais com o objetivo de fornecer orientação e acompanhamento no processo de adoção do BIM para obras públicas.
A equipe da SEIL iniciou o 1º Ciclo de Capacitação em BIM com as Prefeituras em novembro de 2024 e, até o momento, já capacitou 40 Prefeituras para o iniciarem seus processos de implementação do BIM.
Visando dar continuidade às ações necessárias à estruturação tecnológica dos órgãos públicos estaduais para efetiva e gradativa implementação do BIM no Governo do Estado do Paraná, bem como atender a regulamentação da obrigatoriedade da contratação de projetos e obras públicas estaduais em BIM e adoção gradual do BIM no Governo do Estado do Paraná até 2025 (Decreto Estadual nº10.086/2022), a SEIL, em conjunto com a Casa Civil e a SEAP, está na fase final do procedimento de contratação por inexigibilidade e através de Sistema de Registro de Preços de softwares BIM, que atenderá tanto órgãos estaduais quanto Prefeituras.
As licenças de uma variedade de softwares BIM para a elaboração de projetos arquitetônicos, rodoviários, viários, de estruturas, de instalações diversas, de compatibilização, planejamento e orçamento de obras e de gestão de ativos serão o objeto dessa contratação, seguindo o conceito Open BIM, preconizado pelo Decreto Estadual n° 10.086/2022.
Como parte das ações previstas pela Estratégia BIM PR, a Secretaria de Infraestrutura e Logística e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior firmaram uma parceria para viabilizar a criação de um programa de Pós-Graduação em BIM voltado exclusivamente para servidores públicos estaduais e municipais.
O programa tem como objetivo qualificar profissionais do setor público, promovendo capacitação técnica especializada em BIM e impulsionando a modernização e a eficiência na gestão de projetos de infraestrutura e edificações do Paraná.
A especialização será conduzida pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pela Universidade Virtual do Paraná (UVPR), que estão estruturando o curso sob coordenação da SETI, em colaboração com a SEIL, dentro das diretrizes da Estratégia BIM PR. O início das atividades está previsto para o segundo semestre de 2025 e contará com uma abordagem prática, incluindo atividades nos Escritórios de Projetos Técnicos de Arquitetura e Engenharia em BIM – os Projeteks –, localizados nas Universidades Estaduais do Paraná.
Unindo esforços, expertise e compartilhando conhecimento e ferramentas tecnológicas, a Secretaria da Segurança Pública do Paraná, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, a Secretaria de Infraestrutura e Logística e a Secretaria de Obras e Pavimentação de Londrina formalizam, no dia de hoje, Termo de Cooperação Técnica para Automatização das Análises de Projetos Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.
A Secretaria da Segurança Pública do Paraná, por meio da Diretoria de Atividades Técnicas, que engloba a Divisão de Segurança Contra Incêndio e Prevenção do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, identificou o BIM como uma ferramenta valiosa para otimização e padronização nas análises de projetos de prevenção e combate a incêndios e pânico pela Corporação para tornar os processos internos mais ágeis e eficientes, e consequentemente, promover a melhoria na qualidade da prestação de serviço à população paranaense.
A Secretaria de Obras e Pavimentação de Londrina que possui expertise no uso de ferramentas especializadas em análise qualitativa de projetos em BIM disponibilizará software específico para SEIL e o CBMPR e compartilhará conhecimento para o desenvolvimento de regras parametrizadas para automatização das análises de projetos resultantes das pesquisas a serem realizadas em conjunto pelas instituições partícipes.
A Secretaria de Infraestrutura e Logística, por meio do Departamento de Gestão da Inovação, auxiliará a equipe técnica do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná na definição de fluxos de trabalho e apoiará o desenvolvimento de parametrização das regras para automatização das análises avançadas de projetos em BIM.
Visando aperfeiçoar o planejamento da infraestrutura escolar e garantir eficiência no atendimento das necessidades dos alunos e professores, a Secretaria de Educação do Estado do Paraná iniciou, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Logística, um conjunto de ações inovadoras para o processo de implementação do BIM na SEED.
Desde fevereiro, SEED e SEIL estão desenvolvendo projetos-piloto com as equipes de áreas estratégicas da Secretaria de Educação como Planejamento, Tecnologia e Regularização Imobiliária para o escaneamento a laser e elaboração de modelo digital de unidades escolares para organizar e transformar o planejamento de espaços e infraestruturas escolares, facilitando reformas e novas construções e também a regularização fundiária e de imóveis e a gestão de ativos escolares.
A colaboração entre SEIL e SEED fortalece a iniciativa e promove a integração de esforços, simultaneidade e tecnologia que visa transformar o gerenciamento da infraestrutura escolar, com alinhamentos e encaminhamentos estratégicos, promovendo inovação e sustentabilidade.
O objetivo é que, a partir desses pilotos, a modernização impulsionada pelo BIM possa ser adotada e beneficie toda a rede estadual de educação, oferecendo ambientes mais planejados e adequados ao ensino de qualidade.
O 1º projeto piloto do Governo do Estado do Paraná de uso do modelo BIM e de tecnologias de captura da realidade no canteiro de obra, tem como objetivo validar soluções inovadoras que serão utilizadas para apoiar o fiscal no acompanhamento da obra, minimizando a resolução de problemas na etapa de obra, facilitando o processo de medições e garantindo maior assertividade nas tomadas de decisões.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está na vanguarda da transformação digital nas obras públicas, mostrando que a tecnologia é uma importante aliada na melhoria da qualidade e eficiência na fiscalização das obras.
Considerando a importância do diálogo, cooperação e parceria entre órgãos governamentais na promoção de esforços para a melhoria da qualidade dos projetos e obras, permitindo melhor previsibilidade de prazos e custos e propiciando redução de aditivos contratuais e o aumento da transparência, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística firmam hoje Protocolo de Intenções visando promover ações conjuntas de fomento e implantação do BIM para melhoria na gestão de projetos e obras públicas.
A primeira ação conjunta será a realização do Fórum de Obras Públicas: Metodologia BIM no dia 29 de abril com o objetivo de conhecer o estágio de maturidade na aplicação da metodologia Building Information Modeling nas obras públicas estaduais e municipais no Paraná.
Considerando a necessidade de melhoria na integração e redução das incompatibilidades das diversas disciplinas de projetos de um empreendimento público e a importância da inovação no processo de melhoria da gestão e qualidade dos projetos e obras, a SEIL e a Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio do IPPUC, formalizam, nesse momento, a intenção de estabelecer cooperação mútua, visando promover ações conjuntas de fomento e implantação do BIM para o aperfeiçoamento da gestão de projetos e obras públicas estaduais e municipais.
Na próxima semana, nos dias 27 e 31 de março, equipes técnicas das Secretarias Municipais de Curitiba participarão do 1º Ciclo de Capacitação de 2025 no Canal BIM PR, inaugurando essa cooperação entre o Governo do Estado do Paraná e do Município de Curitiba.
Seguindo os moldes do Governo Federal, que instituiu sua Frente Parlamentar em Defesa da adoção da Modelagem da Informação da Construção (FPBIM) para projetos e obras em 2023, o Comitê Gestor da Estratégia BIM Paraná, juntamente com deputados estaduais liderados Deputado Estadual Fábio de Oliveira, anunciaram a criação da FRENTE PARLAMENTAR ESTADUAL DE BIM.
O objetivo da Frente Parlamentar será atuar em prol do alinhamento das ações e iniciativas do setor público e privado, impulsionando a utilização do BIM no Estado do Paraná e estimulando sua adoção pelo poder público estadual.
A parceria entre a recém-instalada FRENTE PARLAMENTAR ESTADUAL DE BIM, o Comitê Gestor e o Grupo Técnico BIM PR e a Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio do Laboratório BIM PMC, para a criação do Selo Paraná de Boas Práticas de Projetos em BIM.
O Selo Paraná de Boas Práticas de Projetos em BIM terá o objetivo de reconhecer e estimular a adoção de boas práticas de Projetos em BIM de empresas contratadas pelo Governo do Estado do Paraná e pela Prefeitura Municipal de Curitiba e será concedido a partir da avaliação de um conjunto de critérios técnicos a serem estabelecidos por um Colegiado composto pelo GTEC BIM PR e o LaBIM PMC.
Diante dos anúncios, as autoridades presentes destacaram a importância das parcerias e das ações promovidas pelo Estado do Paraná para melhoria na gestão das obras públicas para superar desafios e alcançar excelência na arquitetura e engenharia públicas.
Mais notícias do evento:
Governo do Estado lança novas ações para ampliar utilização do BIM em obras públicas
TCE-PR assina protocolo para adotar metodologia inovadora em obras públicas