Paraná presente na 1ª Conferência BIM Sergipe 2024 09/12/2024 - 18:33
A chefe do Departamento de Gestão da Inovação para Planos Projetos e Obras (DGI) da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL), Lorreine Vaccari, representou o Estado na 1ª Conferência BIM Sergipe 2024, realizada em Aracaju nos dias 4 e 5 de dezembro. O evento, promovido pelo Governo de Sergipe com apoio do governador Fábio Mitidieri, reuniu gestores públicos, engenheiros, arquitetos e especialistas de diversas regiões do Brasil para debater e compartilhar experiências sobre a metodologia Building Information Modeling (BIM) aplicada à gestão de obras públicas.
A conferência teve como objetivo disseminar conhecimentos e experiências bem-sucedidas de implementação do BIM, por meio de uma programação completa que trouxe as experiências de sucesso de Sergipe (Projetar-SE), Paraná (Estratégia BIM PR) e de Santa Catarina, painéis sobre a aplicação do BIM pelo país, seus desafios para implementação por órgãos públicos federais, estaduais e municipais e, por fim, um workshop sobre o BIM na Prática.
Lorreine Vaccari participou do evento a convite da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação de Sergipe, compartilhando a experiência de mais de uma década do processo de implantação do BIM do Estado do Paraná. Durante sua apresentação, destacou os benefícios, desafios e, também, a importância da aproximação com os municípios nesse processo de inovação digital nas obras públicas.
A chefe do DGI aproveitou a oportunidade para entregar exemplares da publicação “BIM nas Prefeituras: Primeiros Passos para Inovação Digital nas Obras Públicas” aos representantes da SEPLAN SE e de algumas prefeituras sergipanas presentes. O material tem o objetivo de auxiliar gestores municipais no processo inicial de implantação da metodologia BIM, consolidando informações práticas e aprendizados adquiridos pelo Governo do Paraná ao longo dos últimos anos na implementação do BIM na esfera pública.
A participação do Paraná no evento reforça o compromisso do Estado com a inovação. Para a SEIL, a colaboração entre governos estaduais e outras instâncias da administração pública é essencial para aprimorar as práticas de gestão, e o compartilhamento de experiências possibilita o fortalecimento do processo de inovação e aculturamento visando garantir maior eficiência na aplicação dos recursos públicos.