Abertas as inscrições para as instituições públicas no Canal BIM PR! 03/09/2024 - 16:08

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL-PR), por meio do Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras – DGI, e Laboratório BIM do Paraná – LaBIM PR, anuncia a abertura das inscrições no Canal BIM PR, uma iniciativa para promover a comunicação direta entre a equipe técnica do LaBIM PR (DGI/SEIL) e as instituições públicas municipais e estaduais, visando a orientação e capacitação no processo de adoção do BIM para projetos e obras públicas.

O projeto faz parte das novas ações promovidas pela Estratégia BIM PR: Paraná Rumo à Inovação Digital nas Obras Públicas, anunciadas em reunião do Comitê Gestor e firmadas no evento de abertura da Jornada BIM PR 2.0: Prefeituras em Foco em julho desse ano.

O Canal BIM PR constitui mais um passo importante no avanço da implementação do BIM na esfera pública no Paraná com foco na disponibilização de apoio técnico especializado na metodologia para auxiliar instituições públicas estaduais e municipais paranaenses no processo de transformação digital de projetos e obras.

No 1º ciclo, serão ofertados cursos para elaboração de Plano de Implantação BIM e Plano de Execução BIM. Posteriormente, estão previstos cursos focados em ferramentas para elaboração, coordenação e orçamentação de projetos em BIM para edificações e infraestrutura rodoviária.

Para entender melhor a demanda das instituições públicas interessadas, disponibilizamos um formulário online para organizar, dimensionar e programar os atendimentos técnicos presenciais oferecidos pela equipe do DGI e LaBIM PR. O formulário pode ser acessado aqui!

QUAIS OS CURSOS DISPONÍVEIS?

O desenvolvimento do Plano de Implantação BIM é fundamental para o processo de implantação do BIM na instituição. Este curso tem por objetivo apresentar  aos servidores públicos a estrutura mínima do Plano de Implantação BIM institucional a fim de garantir maior efetividade no processo de implementação.

Público: Servidores públicos responsáveis pelo planejamento do processo de implantação e implementação do BIM na Instituição

O Plano de Execução BIM é um documento que descreve o conjunto de informações necessárias em nível suficiente para definir o processo de desenvolvimento do projeto. O curso tem por objetivo apresentar aos servidores públicos a estrutura mínimo do Plano de Execução BIM a ser utilizado como instrumento de apoio à elaboração e fiscalização de projetos desenvolvidos com o uso da metodologia BIM.

Público: Servidores da AECO (arquitetura, engenharia, construção e operação)

COMO VAI FUNCIONAR?

Passo 1. Um representante da instituição pública interessada preenche o formulário online

Passo 2. A equipe do LaBIM PR analisa e classifica a demanda e elabora Plano de Atividades/Capacitação para o atendimento presencial por grupos temáticos

Passo 3. A equipe do LaBIM PR comunica e encaminha ao representante da instituição pública o Termo de Compromisso e o Plano de Atividades/Capacitação para o desenvolvimento das atividades de apoio técnico BIM

Passo 4. O representante da instituição pública encaminha o Termo de Compromisso e respectivo Plano de Atividades/Capacitação assinados pelo Secretário ou Diretor Geral da pasta para canalbimpr@infra.pr.gov.br

Passo 5. O Termo de Compromisso é assinado pelo Secretário da SEIL e enviado ao representante da instituição pública que deve:

(i) solicitar aos participantes das atividades previstas no Plano de Atividades/Capacitação que se inscrevem na plataforma da Escola de Gestão e

(ii) encaminhar a SEIL os comprovantes de inscrição dos participantes para que as atividades possam ser iniciadas no Canal BIM Paraná na sede da Secretaria conforme o Plano de Atividades/Capacitação.